Nesta semana trabalhamos com a aplicação de uma atividade cartográfica nas turmas de 3º ano B, C e E, onde através de uma mapa do Brasil em branco e outros seis mapas temáticos (mecanização, PIB, densidade populacional, Institutos e Universidades Federais, biomas e indústrias), também do Brasil e uma tabela com dados da população por Estado, propomos aos referidos alunos uma nova regionalização com base nas regionalizações já estudadas anteriormente (IBGE, Pedro Geiger e Milton Santos), nomeando-as e explicando quais os critérios utilizados por eles. A atividade atraiu bastante a atenção dos alunos e muitas duvidas referentes as regionalizações forma sanadas, eles participaram bastante e estavam muito interessados na resolução da temática proposta. O ponto negativo que percebi durante esta atividade, foi apenas o curto período de tempo de apenas uma aula (50 minutos). Nas turmas do 3º ano D e F o professor Célio trabalhou o tema Complexos Regionais - Região Mordestes.
Neste dia também conversei com a professora Cássia, que faz parte da coordenação, a fim de levantar informações sobre projetos pedagógicos e institucionais, e dados do IDEB do Colégio Davi Mendes. A mesma informou que em relação aos projetos da escola, existe um que o tema gerador é: Ser Humano, um sujeito em construção, contando com as referidas áreas de atuação: Ciências exatas, Linguagens e Ciências humanas, dos projetos institucionais que a mesma tinha conhecimento foram listados apenas os PIBDs: Geografia e Filosofia e em relação aos dados do IDEB ela não tinha estas informações que a buscaria junto a direção da escola e passaria posteriormente as informações, sendo que a mesma também sugeriu que eu tentasse através de pesquisa buscar estas informações no site do IDEB, e foi confirmado que a escola não dispõe destes dados. Sobre os projetos institucionais, existem dois PIBIDs na instituição de ensino, o de Geografia e o de Sociologia, supervisionado nesta escola pela professora Roberta que passará alguma informações posteriores.
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