Devido as atividades da faculdade e o atraso no desenvolvimento do plano de ação, antecipei a ida a escola para a quinta-feira (visto que no dia 20, a escola estará em simulado para o ENEM e não será possível desenvolver as atividades do plano de ação). Como os alunos estavam com horários vagos, utilizei a segunda e terceira aula. Nesta aula, solicitei que os alunos se organizassem com suas equipes e entreguei a imagem de satélite em A1.
No quadro, indiquei duas questões que deveriam ser analisadas a partir da imagem e também listadas, são elas: 1) A partir da imagem, observar as principais mudanças ocorridas no bairro. (imagem de 2010). 2) Identificar os principais usos no solo do bairro de São Marcos.
No quadro, indiquei duas questões que deveriam ser analisadas a partir da imagem e também listadas, são elas: 1) A partir da imagem, observar as principais mudanças ocorridas no bairro. (imagem de 2010). 2) Identificar os principais usos no solo do bairro de São Marcos.
Pude perceber que alguns alunos tiveram maior dificuldade em se localizar na imagem e necessitarem de ajuda, enquanto para outros a atividade foi mais fácil. Outra observação importante se refere a percepção das mudanças: eles ao passo que notaram as transformações, também identificaram os usos que atualmente são predominantes. Como forma de provocação, levei a imagem já com a delimitação de bairro proposta pela CONDER, e como eu já esperava, muitos dos alunos não concordaram com tal delimitação - mais predominante nos alunos que moram no bairro, e eles fizeram questão de dizer, onde para eles o bairro começa e onde termina. Os alunos que não residem no bairro, não tiveram essa percepção - para estes, solicitei que levassem em consideração o trajeto casa-escola que fazem diariamente para que as diferenças fossem notadas e a movimentação que fazem em tal bairro seja na casa de colegas, ou em outros momentos.
Em relação as noções de cartografia, foi notável que quase todos não tem nenhum conhecimento - segundo eles, os professores não trabalharam nas séries anteriores com eles. Mas, uma das equipes, conseguiu localizar os usos e as mudanças utilizando as orientações norte, sul, etc., as coordenadas que na imagem constavam e identificando as informações mais importantes que devem conter no mapa.
Foi prazeroso ver como os alunos se envolveram na atividade, se apropriando do lugar, mostrando sua casa, o trajeto que faz da escola-casa, locais frequentados e principalmente, como eles, a partir daquela imagem fazem o mapa de seu bairro.
Infelizmente, a rotina da escola dificulta o desenvolvimento das atividades.
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