segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Elizete dos Anjos Pinto - 01/09/2014

Hoje iniciamos a aplicação do plano de ação de cada bolsista no colégio. A primeira turma, o 3º ano B, com aula no primeiro horário é a turma que sou responsável. Durante o final de semana preparei o material com a metodologia que utilizarei para distribuir aos alunos - tenho que confessar que estava muito ansiosa e ao mesmo tempo com todo o medo do mundo de encara-los hoje e até pensei em desistir, visto que as turmas não são nada fáceis. Após o professor entregar as notas da unidade 2, apresentei aos alunos a atividade que desenvolverei com eles semanalmente, detalhando todas as etapas, inclusive como eles seriam avaliados. 
Esperava ser ignorada, ou que ouvisse algumas piadinhas, no entanto, todos foram bastante receptivos e se mostraram animados para a execução das tarefas, tirando duvidas, se dispondo a levarem materiais para sala e até se comprometendo em chegas no horário. Aproveitei para já organiza-los em equipes e delas indicar um responsável pelo grupo para um contato mais direto e também como forma de organizar os trabalhos. 
Além desta atividade que será avaliada, propus uma atividade extra, sem nenhum peso, mas com o intuito e explorar as habilidades artísticas associada ao estudo da geografia: a proposta é que a partir das discussões sobre uso do solo e os recortes sobre os mesmo ocorridos em sala, eles possam compor uma música ou alguma intervenção coletivamente para  apresentação na exposição dos produtos finais da ação. Eles aceitaram o desafio e vou me empenhar para desenvolver as atividades com eles da melhor maneira possível.
No segundo horário, acompanhamos o professor para o 3º ano C: sobre essa turma, anteriormente já havia mencionado o seu descomprometimento com a disciplina e o resultado foi notório com a entrega das notas onde apenas um aluno teve êxito com nota 5,7, os demais tiveram rendimento muito inferior. O professor aproveitou para entregar o cronograma da unidade e também estabelecer os critérios de avaliação. 
A 3ª aula ocorreu na turma de 3º ano F, onde também foi feita a entrega das notas da unidade, entrega do cronograma e uma breve explicação sobre a participação do bolsista desenvolvendo atividade na turma.
A aula no 3ºD, também seguiu com a entrega das notas e em sequência o colega Edson apresentou sua metodologia para desenvolvimento do plano de ação e em sequência, Fabrine também apresentou seu plano no 3ºE. Em ambas as turmas os alunos se mostraram bastantes animados.
A partir da próxima semana já executaremos as atividades da 1ª semana. 

0 comentários:

Postar um comentário