Durante esta semana de observação, visitei a escola no dia 17/09.
No primeiro horário foi ministrada aula no 3 ano D, onde continuei a etapa de continuação da atividade do Estudo do Meio. A sala foi dividida em quatro grupos para dar seguimento aos trabalhos iniciados anteriormente, posteriormente realizei o sorteio para saber quais os dois grupos trabalharia com a produção de vídeo e quais os outros dois que trabalhariam com a produção de cartazes. Em ambas as produções o ponto de partida são as mudanças ocorridas recentemente no bairro de São Marcos. Hoje os alunos demonstraram um pouco mais de interesse durante a realização das atividades, tanto que uma pequena maioria trouxeram os materiais solicitados para o andamento das atividades. Para a elaboração dos cartazes, foram utilizados alguns materiais que se encontram na sala do Pibid Geografia no Igeo, como: Papel metro, lápis de cor, giz de cera, hidrocor, tesouras e cola.
Nas turmas B e E, o professor Célio trabalhou com os assuntos da unidade:
- Produção Industrial cidade e urbanização.
> Revolução Industrial e o crescimento das cidades.
* Exemplo das cidades Inglesas.
* Migração Campo cidade e a política de cercamento dos campos.
* Urbanização rápida, acelerada e caótica.
> Precarização das cidades Inglesas.
* Higienização.
* Infra estrutura inadequada.
Na turma A a bolsista Elaine deu continuidade aos trabalhos em grupo sobre os estudo do meio, enfatizado os problemas que ocorrem no bairro.
Nossa reunião quinzenal foi realizada no dia 26/09 e durante esta foi discutido o seguinte:
- Realizamos uma breve avalização do desenvolvimento das atividades sobre o Estudo do Meio no Entorno do David Mendes e diagnosticamos que existe um enorme desinteresse dos alunos no desenvolvimento das atividades de forma geral, e que esta desmotivação não se refere a apenas esta atividade isso também pode ser diagnosticado no desenvolvimento as atividades com o professor Célio e também pelos outros professores das demais disciplinas. Foi sinalizado pelo supervisor que procurássemos levantar junto aos alunos quais as razoes que os levam a ter tal comportamento escolar. também foi orientado pelo mesmo, que procurássemos vivenciar estas experiências e que as pontuássemos nos trabalhos finais referentes a esta atividade, como também a nossa experiencia durante a realização desta atividade no colégio, pontuado nossas expectativas e frustrações.
Fotos deste dia de relato:
0 comentários:
Postar um comentário