quarta-feira, 30 de julho de 2014

Elizete dos Anjos Pinto 16/07/2014

Costumo acompanhar as aulas sempre nos dias de sexta, mas para conhecer os alunos de outras turmas, resolvi ir na quarta-feira. Como ocorre em todos os dias, as aulas se iniciaram as 7:20, e como sempre, os alunos muito agitados e com energia de sobra.

A primeira aula ocorreu na turma de 3º D, não conhecia os alunos, mas fui bem recebida por eles ao ser apresentada pelo professor, que posteriormente prosseguiu a aula abordando: questões Étnicas Raciais no Brasil: formação da sociedade e do território brasileiro, negros, índios e brancos e a miscigenação do povo, conflitos étnicos e raciais, lutas indígenas e povos afrodescendentes. Por fim, foi questionado aos alunos se havia movimentos separatistas no Brasil. Percebe-se que os alunos em maioria, não sabem responder a questionamentos simples, o que dificulta o desenvolvimento das aulas com mais interação entre professor-aluno. Essa observação se repetiu nas demais turmas que acompanhei neste dia, o 3º E e B.
Como atividades a serem devolvidas posteriormente, foi proposto um debate sobre cotas raciais: as turmas foram divididas em 4 grupos onde o 1º deve, de forma imparcial apresentar o que é cota racial, o 2º pontos favoráveis das cotas, o 3º os pontos negativos e o 4º deve levantar questionamentos aos grupos que são contra ou a favor, e concluir a atividade dado seu veredito de quem melhor defendeu. Os alunos se mostraram bastante atentos as informações passadas de como desenvolver a atividade. Neste dia, as aulas foram encerradas as 10:00hs pois, os funcionários terceirizados estavam em greve por falta de pagamento dos salários. Ao longo da semana também ocorreu reunião com o grupo da escola e foi decidido em que turma cada aluno desenvolveria a ação do semestre.

0 comentários:

Postar um comentário