sábado, 8 de novembro de 2014

Elizete dos Anjos Pinto - 06/11/2014 (Reposição do acompanhamento das aulas do dia 08/09/2014)

Nesta semana, embora o professor não tenha aula na quinta, aproveitei sua presença na escola para repor a aula do dia 08 de setembro. A aula foi muito proveitosa, pois enfim pude dá continuidade a atividade que venho desenvolvendo (e que não foi finalizada por conta de tantas aulas suspensas nas segunda e sextas em decorrência de várias causas já citadas nas postagens anteriores).
Nesta aula havia planejado finalizar toda a atividade, pois os alunos tinham as  4 primeiras aulas livres, porém, não pude executar a segunda etapa porque as imagens de satélite estavam "trancadas" no armário dos professores e as professoras que possuem as chaves não compareceram na escola.
Me dirigi a sala de aula com o professor e demos continuidade a atividade. No primeiro momento eles estavam bastante eufóricos e tive que ter uma postura mais "autoritária", pedi que aqueles que não estavam interessados ou afim de assistir aula, poderiam se retirar da sala, mas que não atrapalhassem aqueles que queria participar da atividade, pois eu não iria gritar para competir com eles... imediatamente todos sentaram-se, com caras de surpresa (deu vontade de rir mas me contive... acho que eles não esperavam minha postura, pois falo baixo e tenho cara de boba. Para esclarecer: não fui grossa ou ignorante com eles, mas tive que ter uma postura para impor limites e respeito sem ser autoritária) e começaram a participar da aula. Como não havia tempo para trabalhar cartografia, fizemos uma tabela de todos os elementos que devem obrigatoriamente conter em um mapa. Anteriormente quase todos disseram que nunca tinham visto cartografia, mas na aula participaram. Depois, construímos juntos o que deveriam conter na legenda do mapa de uso do solo que seria construído a partir das observações que eles fizeram tanto na imagem quanto no seu dia a dia.
Por fim, perguntei o que eles poderiam fazer com aquele mapa ou qual poderia ser a serventia dele, se a atividade tinha alguma importância. Surgiram muitas respostas, desde planejamento para estabelecimento de novos comércios para atender novos moradores, até desenhos no quadro de área de risco em encostas que tiveram sua vegetação removida para dá lugar a construção de casas.
Essa atividade, embora não tenha ocorrido como eu planejei, me fez pensar no "senso de oportunidade" da leitura feita para a reunião geral, pois pudemos relacionar o mapa que eles estão elaborando, com diversos problemas que eles possuem no bairro, chegando até possíveis soluções. Creio que nesta aula, eles foram estimulados a pensar não apenas nos problemas, mas também em possíveis soluções para seu meio.

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