As atividades no colégio ocorrem normalmente, apesar
da forte chuva que caia na cidade de Salvador e também a falta de energia na Instituição.
As duas primeiras aulas ocorreram no 3º ano A: no primeiro momento o professor
orientou os alunos a revisarem o assunto da prova e tirassem as dúvidas caso
houvesse. No segundo momento ocorreu a 1ª avaliação da turma: os alunos puderam
realizar a prova em trio – percebemos que mesmo tendo tempo para revisar o conteúdo
e a possibilidade de tirar dúvidas entre eles ao decorrer da avaliação, os
alunos mostraram-se inseguros e muitos tentaram colar.
Após, concluirmos as atividades nesta turma, tivemos um horário vago seguido do
intervalo. No quarto horário nos dirigimos à turma do 3º ano F: nela, nós
bolsistas nos apresentamos (já que ainda não os conhecíamos), falamos um pouco
sobre a proposta do PIBID e nosso plano de ação do 1º semestre. Solicitamos a
criação do grupo no Facebook e Whatsapp da turma para que, à medida que ocorressem
as aulas pudéssemos disponibilizar materiais para auxilia-los, tirar dúvidas e
também como forma de encurtar o canal de comunicação entre bolsistas e alunos.
Por fim, o professor passou uma atividade de pesquisa para ser realizada em equipe
de até 5 alunos sobre as Regionalizações segundo: Pedro Geier, IBGE e Milton
Santos e, na aula seguinte deveriam trazer além da pesquisa, os mapas das respectivas
regionalizações.
Nesta semana também ocorreu nossa reunião geral com todos os bolsistas com a
discussão do texto: A formação do professor de Geografia e as Geotecnologias no
ensino de Cartografia: Novos desafios na educação básica.
0 comentários:
Postar um comentário