A semana foi dedicada à leitura do artigo: A produção e circulação do saber escolar: o Nordeste enquanto conteúdo
escolar nos livros didáticos de Geografia.O texto aborda a produção e
disseminação do saber através dos livros didático.Recorda o principio da sistematização do conhecimento
onde ,também,através de livros didáticos origina-se o sentindo de identidade coletiva.Aborda a trajetória da educação brasileira em seu contexto histórico levantando questionamentos sobre mudanças na metodologia e praticas pedagógicas ao longo do tempo.
Os livros foram uma aliada ferramenta do Estado para educação das massas. Considerando a interação que ocorre
entre escola e sociedade o texto aponta a inserção do Nordeste como conteúdo no
ambiente escolar. Inicialmente
aponta o Nordeste retratado nos livros como terra seca e ,consequentemente, migratória.Revelando
todo caráter político que envolve escola e sociedade.Enfim, o texto
em sua analise sobre livros didáticos
utilizados na primeira metade do século XX oferece uma visão panorâmica das
representação do Nordeste em livros didáticos.
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