quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Sheila Santos * 09 a 13/02/2015


      A semana foi dedicada à leitura do artigo: A produção e circulação do saber escolar: o Nordeste enquanto conteúdo escolar nos livros didáticos de Geografia.O texto aborda a produção e disseminação do saber através dos livros didático.Recorda  o principio da sistematização do conhecimento onde ,também,através de livros didáticos origina-se o sentindo de identidade coletiva.Aborda a trajetória da educação brasileira  em seu contexto histórico  levantando  questionamentos  sobre  mudanças na metodologia e praticas pedagógicas ao longo do tempo.
  Os livros foram uma aliada ferramenta do Estado para educação das massas. Considerando a interação que ocorre entre escola e sociedade o texto aponta a inserção do Nordeste como conteúdo no ambiente escolar. Inicialmente  aponta o Nordeste retratado nos livros como terra  seca e ,consequentemente, migratória.Revelando todo caráter  político  que envolve escola e sociedade.Enfim, o texto em sua analise  sobre livros didáticos utilizados na primeira metade do século XX oferece uma visão panorâmica das representação do Nordeste em livros didáticos.  

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